Protendido - Fernandes Engenharia
1258
page-template,page-template-page-pisos,page-template-page-pisos-php,page,page-id-1258,page-child,parent-pageid-1283,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Protendido

Hoje 90% do custo de manutenção dos pisos estão na recuperação das juntas, principalmente nas áreas de alto índice de circulação e movimentação de carga. O sistema protendido para pisos possibilita construção de placas entre 2.000,00 m2 a 5.000,00 m2 por dia. Protender significa introduzir força de compressão de esforços de tração produzidos pela estrutura, com menores esforços, assim poderão ter menores dimensões. A utilização da protensão nas estruturas conduz a esbelteza das peças, isso vem reduzir o carregamento do peso próprio, reduzem as cargas de reação das fundações, consequentemente reduz custos. A experiencia da Fernandes Engenharia em estruturas de concreto protendido não aderente (cordoalha engraxada) possibilitou atuar em outros segmentos onde executamos projetos, acompanhamento técnico e assessoria, possibilitando reduzir prazos e custos.

Vantagens


1. Economia de material: Alta capacidade de carga com baixa espessura de piso;
2. Economia de tempo de obra: Agilidade no tempo de execução das placas;
3. Economia de manutenção: Eficiente controle de fissuração da placa
4. Maior vida útil do piso: A Fernandes Engenharia é a única no mercado que oferece todas as etapas do piso industrial de alta resistência, do desenvolvimento a finalização do seu piso, com a melhor infra-estrutura para isto; consultoria técnica para análise de viabilidade econômica em projetos estruturais; otimização de perdas de material; planejamento e metodologia de trabalho responsável na execução das obras; controle de qualidade na pré-blocagem dos cabos de acordo com o projeto estrutural; mão de obra especializada com supervisores de campo e coordenação de equipes; equipamentos próprios de protensão; fornecimento de material e acessórios; maior e melhor frota própria de veículos e equipamentos da América do Sul.



Descrição do sistema


Piso de concreto protendido, como elemento estrutural destinado a resistir aos esforços de carregamento e distribui-los ao subleito. São indicados para edificações onde são estocados produtos verticalmente, com grandes cargas, ou onde existem equipamentos pesados gerando grandes esforços pontuais ou dinâmicos, quando em movimento, como nas indústrias, condomínios logísticos, supermercados etc.



Características técnicas


A protensão do concreto é realizada por meio de cordoalhas engraxadas tracionadas e ancoradas na própria estrutura de concreto do piso. O piso de concreto protendido possui as seguintes características: redução das tensões de tração provocadas pela flexão e pelos esforços cortantes; redução da incidência de fissuras; redução da altura do piso; redução do número de juntas de dilatação; redução dos serviços de manutenção do piso ao longo do tempo, em razão da maior resistência e da redução do número de juntas.



Dimensões características do piso


É possível executar placas com um vão máximo de 120 m de extensão, sem juntas. A empresa informa que a maior placa executada em seu portfólio até o momento foi de 6.232 m2 O limite de área máxima é determinado pela capacidade da concreteira de fornecer o concreto ininterruptamente.